quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Coletivo Jovem Caiçara lança vídeo-documentário sobre a cultura caiçara no município de Cananéia

Mais uma vez o Coletivo Jovem Caiçara da cidade de Cananéia, litoral sul de São Paulo, mostrou o potencial de jovens engajados na manutenção da cultura caiçara.

O Coletivo Jovem Caiçara de Cananéia, grupo informal de jovens que atuam em prol de melhorias socioambientais e culturais no município, lançou no dia 20 de setembro, junto com o Ponto de Cultura Caiçaras e a Sala Verde Cananéia, o vídeo-documentário: “Saberes Caiçaras: a reinvenção da cultura caiçara no município de Cananéia – SP”. Mesmo com a chuva que insistia em cair e com a mudança do local do evento, da praça Theodolina Gomes “Tiduca” para o Bar Cananoá, cerca de 80 pessoas assistiram ao belíssimo trabalho que este grupo de jovens persistentes produziram.

O vídeo é fruto do interesse do Coletivo Jovem Caiçara em continuar trabalhando pela valorização da cultura caiçara. Esse interesse teve início em 2007 com a elaboração e publicação do livro “Saberes Caiçaras: a cultura caiçara na história de Cananéia”. Tanto o livro quanto o vídeo tiveram apoio da Secretaria de Estado da Cultura através do PAC – Programa de Ação Cultural em seus editais de promoção da continuidade das culturas tradicionais paulista.

Inspirado no livro, o vídeo reflete alguns anseios destes jovens em dar visibilidade as mudanças ocorridas na cultura caiçara nas últimas décadas e algumas adaptações que a comunidade utiliza para lidar com essas transformações, enfocando o diálogo entre gerações e troca de experiências entre os jovens do município. Depois de algumas capacitações, como: elaboração de roteiro, montagem de equipe, uso de equipamentos, captação de imagens e edição, os 15 jovens participantes do projeto pesquisaram, foram a campo e produziram todo o vídeo. Além dessa parte mais técnica, os jovens discutiram bastante sobre a temática através de rodas de diálogo e vídeos debates e vivenciaram muitas experiências dos saberes e fazeres caiçaras através das saídas de campo.

No mesmo dia do lançamento os presentes puderam conhecer mais um trabalho de registro da cultura caiçara através do lançamento da obra literária “Reza a Lenda” que conta um pouco da cultura caiçara no bairro Santa Maria, um bairro rural de Cananéia que ainda mantém muitas tradições e costumes caiçaras. Como o dia 20 também é comemorado o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, evento de mobilização mundial para a conservação ambiental de nossos rios e praias, os participantes puderam desfrutar de uma boa música brasileira com o forró de rabeca do Trio Pé de Mulambo, que agitou a galera noite adentro. Lembrando que o evento de limpeza de praias foi organizado pelas instituições e grupos citados acima, teve apoio do comércio local e este ano contou com a presença de 60 voluntários que recolheram quase 400 quilos de lixo.

O vídeo-documentário será disponibilizado gratuitamente para escolas públicas, instituições de ensino e pesquisa na área cultural, bibliotecas e projetos com o mesmo objetivo. Também será comercializado para quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho destes jovens e principalmente da riquíssima cultura caiçara.

Serviço:
Vídeo-documentário “Saberes Caiçaras: a reinvenção da cultura caiçara no município de Cananéia - SP”
De Coletivo Jovem Caiçara
Quanto: 10 reais (sem frete)
Onde adquirir: Ponto de Cultura “Caiçaras” / Sala Verde Cananéia
Rua Francisco Chaves, 263 - Centro – CEP 11.990-000 - Cananéia - SPFone: (13) 3851-3959 ou (13) 9114-0749



0 comentários: